sexta-feira, 19 de outubro de 2007

E passou um ano

Com um ano de existência, os técnicos do GOEC, constatam que as situações de endividamento excessivo têm como origem, na sua maioria, uma acumulação de créditos. Causada por um imprevisto (desemprego, divórcio, doença, falecimento), por uma subida das taxas de juro, por um contratempo financeiro (revisão do carro, avaria de um electrodoméstico,...) ou por consumismo compulsivo, o endividamento dos consumidores, é sem dúvida, uma doença social que precisa ser combatida.

Neste primeiro ano o GOEC recebeu cerca de 830 chamadas/contactos que originaram em 322 processos.

As famílias têm muitas dificuldades em gerir os seus orçamentos familiares. Os padrões de consumo, hoje, estão em níveis muito superiores aos de há meia dúzia de anos atrás.

A acrescer às contas da água, luz e gás, renda da casa (prestação) e, eventualmente, condomínio, há também, para uma família média, a Internet, a Tv por Cabo, e os telemóveis (pelo menos um por cada membro do agregado familiar). Os encargos mensais, em muitos casos são superiores aos salários. Para colmatar este défice fazem-se empréstimos que depois não se conseguem pagar.

É urgente investir na educação dos consumidores de modo a que entendam os conceitos básicos de finanças ao serviço da gestão do orçamento familiar e, sobretudo, as vantagens da elaboração de um.

Sem comentários: