terça-feira, 14 de agosto de 2007

Possível abrandamento da subida dos juros de referência

A crise no crédito hipotecário de alto risco americano que tem afectado negativamente as bolsas, deve obrigar o Banco Central Europeu (BCE) a recuar na subida da taxa directora dos juros mantendo a taxa nos actuais 4% em Setembro.

Se assim for, esta será uma boa notícia para os portugueses mais endividados. No entanto, a Euribor a 6 meses, a taxa que serve de referência para a maioria dos contratos de crédito à habitação em Portugal, registou ontem, pela oitava sessão consecutiva, uma subida para os 4,565%. Ainda assim, só no final deste mês é que se poderá saber ao certo qual a evolução real das taxas Euribor e o seu impacto nas prestações mensais dos empréstimos.

Para dar resposta à pressão das bolsas, o BCE tem vindo a injectar dinheiro no sistema financeiro para ajudar os bancos a fazer face às suas obrigações. Ao optarem por esta medida, os vários bancos centrais estão actuar no sentido contrariar a crise que se vive e evitar que esta tenha repercussões nas principais economias do Mundo.

Sem comentários: