quarta-feira, 13 de maio de 2009

A partir de hoje os desempregados podem aderir à Moratória do Governo

No seguimento da nossa publicação do dia 27-03-2009 “Moratória do Governo – medida de apoio a desempregados no empréstimo da casa”, informamos que, a partir de hoje, quem se encontre na situação de desemprego há, pelo menos, três meses, pode aceder à moratória do Governo.
Esta é uma medida extraordinária e transitória destinada a criar as condições para que seja concedida aos actuais mutuários, uma moratória no reembolso dos empréstimos à habitação própria e permanente, quaisquer que sejam o tipo e o regime jurídico do empréstimo em curso, de valor equivalente a 50 % da sua prestação mensal.
De referir que esta medida não é apenas para compra de casa, ao contrário do que estava previsto inicialmente. Também se aplica para quem tenha recorrido a empréstimos bancários para construir habitação própria e permanente ou para realizar obras de conservação da casa.
O Diário Económico indica os três passos a dar para quem queira aderir à Moratória do Governo:
1. Inscrever-se no Centro de Emprego – Só estando inscrito há três meses e que tenha já trabalhado é que pode beneficiar desta medida.
2. Dirigir-se ao balcão do seu banco – É com a instituição que concedeu o crédito que pode tratar dos pormenores. De notar que pode pedir, no caso de ter prestações em atraso, que essas sejam incluídas no prazo da moratória.
3. Fazer contas para pagar mais tarde – É importante perceber que mais tarde irá pagar o que o Estado lhe adiantou, pelo que é necessário fazer contas para estar preparado para quando terminar o período da moratória. Os técnicos do GOEC disponibilizam-se para o ajudar/orientar na decisão das várias opções.

Sem comentários: