sexta-feira, 8 de maio de 2009

Como pagar menos comissões ao banco

Quem tem contas bancárias certamente já detectou, ao consultar o seu extracto bancário que muitas vezes são cobrados serviços e despesas de manutenção que não estava à espera. No entanto, se tiver várias contas em bancos diferentes, verifica que os valores cobrados variam de banco para banco. Tendo em conta que houve várias medidas no sentido de obrigar os bancos a facultarem informação completa relativamente aos preços praticados, nomeadamente as comissões as taxas de juro e outras despesas, está agora mais fácil de consultar todos os dados necessários para se tomar a melhor opção no momento de abrir conta.

Na edição de hoje do DE, são identificados vários conselhos importantes para que o custo associado a uma conta bancária seja reduzido. Resumidamente:

1 – No mercado existem vários bancos, pelo que pode analisar qual o banco que lhe oferece melhores condições ao adquirir um produto financeiro, nomeadamente a abertura de uma conta. Alguns bancos não cobram despesas de manutenção mas outros há que cobram valores bastante elevados.
2 - Embora haja serviços em que é indiferente utilizar a internet ou ir directamente ao balcão, tais como os cartões de crédito e de débito, há outros que ficam bem mais baratos, tais como fazer transacções financeiras em que, pela internet, tem comissões mais baratas do que fazê-las directamente no balcão.
3 - As transferências bancárias feitas via ATM (multibanco) ficam a custo zero quer sejam para uma conta do próprio banco quer sejam para outro banco.
4 – Ao domiciliar o seu ordenado terá benefícios, nomeadamente nas despesas de manutenção.
5 - Ter vários produtos num banco é vantajoso pois terá mais facilidade em negociar junto do seu banco as taxas do crédito.

Sem comentários: