quinta-feira, 5 de março de 2009

BCE deve descer juro para o valor mais baixo de sempre

O responsável pelo Banco Central Europeu teve que repensar a sua estratégia face a extensão da crise financeira. Sempre avesso a descidas da taxa directora sob o argumento da defesa da inflação, não foi capaz de manter essa atitude perante a evidência dos factos.

Não será pelo facto das taxas de juro estarem a níveis inimagináveis há uns meses que o consumo irá disparar, e por conseguinte o preço generalizado de bens e serviços. E acrescentaríamos, infelizmente...por ser pelo pior dos motivos. Na verdade, aquilo a que se assiste actualmente é um delapidar das poupanças das famílias perante a generalização do desemprego familiar crónico, ou seja, é cada vez mais frequente encontrar famílias em que, pelo menos, um dos elementos activos se encontra desempregado.

Com mais um corte na taxa de referência, as taxas euribor deverão também elas sofrer uma descida. As famílias com créditos bancários com revisões durante este período poderão "respirar um pouco" com a redução no montante dispendido com as prestações. O GOEC, muito familiarizado com as dificuldades das famílias com problemas de créditos e ou de gestão de orçamento, vem reforçar o seu lema de que esta é a oportunidade para aforrar este montante.

O GOEC está disponível para ajudar as famílias a retirarem o máximo proveito destas revisões de taxas e na gestão dos montantes que se poupam na prestação mensal.

Sem comentários: