terça-feira, 10 de março de 2009

Taxas de juro nominais a 0%?

A propósito desta notícia gostaríamos de relembrar um velho e polémico conceito para quem já estudou economia - a armadilha de liquidez.
Em economia fala-se de armadilha de liquidez (liquidity trap) quando a taxa de juro nominal se aproxima de zero ou assume o valor zero e as autoridades monetárias se tornam incapazes de estimular a economia usando os instrumentos tradicionais da política monetária. Nestas circunstâncias, os agentes económicos não esperam grandes retornos dos investimentos e conservam os seus activos em produtos financeiros de elevada liquidez em vez de fazer investimentos de longo prazo. Isto torna uma recessão ainda mais grave podendo contribuir para um clima de deflação. Num contexto de armadilha de liquidez, os bancos reduzem os créditos concedidos e a nova liquidez criada pelo banco central acaba por não chegar à economia real.
Foi só uma nota para que todos estejam consciente de como estas medidas de política económica são extremas e como os seus efeitos não são totalmente previsíveis. Por outro lado, para os endividados parecem ser boas notícias mas a verdade é que a crise também os pode vir a afectar o que implica uma grande moderação nas decisões financeiras.

Sem comentários: