quinta-feira, 2 de abril de 2009

Banco de Portugal lança ferramenta para travar malparado

Em dia de grandes novidades, o Banco de Portugal anunciou a apresentação de uma nova Central de Responsabilidades de Crédito (CRC).

O GOEC, que trabalha há 3 anos, todos os dias com consumidores a viver o drama do sobreendividamento, não poderia estar mais satisfeito com esta notícia!
Os casos a que são ou foram sujeitas as pessoas são de terrorismo comercial. São relatos do género: "Olhe que já tem 3000 euros na sua conta!", "Quando quiser basta aceder à sua conta e tem à sua disposição 5000 euros.", etc.

A obrigatoriedade de consulta na nova CRC antes de qualquer "assalto" ao consumidor é sem dúvida um passo de gigante no sentido de privar muitos consumidores de crises familiares, profissionais e pessoais, porque não serão tentados a submeter-se a outros empréstimos, porque em muitos casos existe uma "espécie de patologia" de aceitação do risco por parte do consumidor. Há os casos do sobreendividamento activo, mas é pelos sobreendividados passivos que rejubilamos com esta medida e agora (só) falta a introdução da educação financeira em idade escolar decisiva para podermos "salvar" as próximas gerações do flagelo do sobreendividamento excessivo.

Sem comentários: