quinta-feira, 16 de abril de 2009

Os riscos da continuação da descida dos juros

No dia 10 de Março foi publicado o comentário "Taxas de juro nominais a 0%?" expressando a vertigem da armadilha de liquidez, face a descida progressiva e imparável das taxas de juro.

Mais recentemente, no dia 2 de Abril, publicávamos "Vamos ter taxas de juro de referência a 1%?", com o sentimento de que a descida para 1,25% da taxa de referência do BCE seria apenas uma mera operação de cosmética, e que não conseguirá "disfarçar" a inevitável opção de uma nova descida para 1% a que o organismo terá que sujeitar-se.

Ontem, um membro do conselho de governação do BCE veio alertar para os riscos já aqui descritos. Não se trata de termos no GOEC uma bola de cristal ou exercermos futurologia, é suficiente ter alguma formação de base, estar atento às notícias, e sobretudo ouvir os relatos das centenas de pessoas que nos procuram para obter ajuda, aconselhamento ou orientação para as suas decisões em matéria de crédito e gestão do orçamento.

Este blogue veio também responder a esta de darmos voz aos consumidores que nos solicitam informações e são a razão da nossa existência e da nossa preocupação nos desafios que esta crise trouxe para a resolução do sobreendividamento dos portugueses.

Sem comentários: