terça-feira, 14 de abril de 2009

Novo Provedor do Crédito actuará junto do Banco de Portugal

Já está encontrado o primeiro titular do cargo de Provedor do Crédito. Trata-se do Dr. Alfredo de Sousa, antigo presidente do Tribunal de Contas, e profundo conhecedor do domínio do crédito e das instituições financeiras.

Será determinante para o sucesso deste recém-criado Provedor que os consumidores, sejam eles particulares ou pequenas e médias empresas, apresentem os seus casos, do mesmo modo a que chegam relatos inacreditáveis ao GOEC, de total alheamento às mais elementares regras de respeito por contratos entre consumidores e empresas prestadores de crédito.

Entre outras situações, surge os casos da completa "surdez" das financeiras quando um cliente pede para consultar o processo relacionado com o seu crédito. Como é possível que o consumidor continue a efectuar os pagamentos sem receber recibos, sem ter uma noção de quanto é que já amortizou da dívida e ficar no desconhecimento em relação ao seu mapa de dívida.

O GOEC esforça-se por ajudar da melhor forma que consegue os consumidores, mas revela-se crítica a intervenção de uma nova figura que actue como um garante das regras básicas de um contrato, como por exemplo, para estes casos.

Sem comentários: