quarta-feira, 22 de abril de 2009

Relatório de supervisão comportamental

Sobre o tema da nossa publicação do dia 2, “Banco de Portugal lança consulta on-line de reclamações”, o Diário Económico mostra, na edição de hoje, algumas conclusões do relatório de supervisão comportamental no que se refere às reclamações dos clientes relativamente aos serviços que lhes são prestados pelos bancos.
Na lista dos produtos/serviços mais reclamados o crédito ao consumo está em segundo lugar e o crédito à habitação em terceiro lugar, sendo que houve um aumento no crédito ao consumo e uma diminuição no crédito à habitação. As diversas iniciativas de carácter legislativo e regulamentar têm contribuído para esta diminuição.
O GOEC constata, através dos consumidores que nos procuram, que, de facto, as instituições financeiras de crédito ao consumo não têm facilitado a renegociação dos contratos de crédito quando as famílias estão com dificuldades em cumprir o plano de pagamentos estabelecido inicialmente. Os técnicos do GOEC têm ajudado, através de elaboração de minutas de cartas de renegociação das dívidas, embora não tenha ainda um papel de mediador.

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