quarta-feira, 22 de abril de 2009

Os direitos e deveres dos consumidores como clientes de instituições financeiras

Nesta entrevista destaca-se as importantes medidas das instituições financeiras para a melhoria dos serviços prestados aos seus clientes. São boas notícias, no entanto, na opinião do GOEC, estas medidas já pecam pelo seu atraso. É, de facto, importante que haja mais informação e transparência no mercado financeiro mas essa questão há muito que é levantada pelas instituições que colaboram de perto com os consumidores.
Para os consumidores fazerem valer os seus direitos, tem de haver uma aposta na literacia financeira que deve começar no ensino básico. Recorrer a um produto/serviço financeiro implica um contrato e saber os conceitos financeiros nele expostos. É também fundamental para quem recorre a esse produto/serviço que esteja devidamente informado.
Muitos dos consumidores que recorrem ao GOEC dizem ter assinado o contrato de crédito sem sequer o ter lido não ficando sequer com uma cópia do mesmo. A nosso ver, é essencial mudar esta atitude despreocupada do consumidor através de formação/informação financeira dirigida aos mesmos. Só assim haverá um recurso mais atento e informado ao crédito e maior transparência no mercado.

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